Cobertura de Bolo









Cupcakes
           cupcakes.jpg Os cupcakes são bolinhos bem enfeitados, assados em formas individuais que atualmente tem ficado muito populares no Brasil inteiro, mas que são velhos conhecidos dos ingleses e americanos. Eles são originários da Inglaterra do século XIX, o nome (bolo de xícara) se deve ao fato de eles serem assados em xícaras, o que diminuía o tempo que ficavam no forno por ter menos massa dentro do recipiente.
            Logo depois eles começaram a ser feitos para aniversário de criança por serem pequenos e servidos individualmente, eram delicadamente enfeitados com glacê. Aos poucos eles foram exportados para a América. Nos EUA, esses bolinhos começaram a ser confeccionados em sabores variados, como chocolate, porque os primeiros eram basicamente de baunilha.
            A cobertura desses bolos também foram evoluindo, hoje podemos encontrar de chocolate, chantilly, pasta americana, além do tão tradicional glacê. Nos últimos anos, no Brasil, os cupcakes tem se tornado muito populares, e por aqui as receitas também são adaptadas, já existem receitas de  cupcakes de cenoura, coco, limão, com recheio de doce de leite e outros.
           Hoje, esses bolos não são feitos para serem assados em xícaras, existem forminhas descartáveis de papel específicas para eles, não custam muito e são bem práticas de serem usadas, há no mercado formas de silicone e de alumínio em tamanhos específicos para cupcakes. As de silicone são bastante recomendadas para esse tipo de bolo, porque para desformar são muito mais fáceis que as de alumínio, a não ser que essas tenham teflon.
           Os cupcakes tem sido usados no Brasil em diversos eventos, aniversários, coffee breaks e até em casamentos, substituindo o bolo e bem casado, doce tradicional servido aos convidados. Essa invasão se deve a praticidade que eles oferecem na hora de servir e também em suas encomendas, porém na maioria das vezes eles são mais caro, porque os confeiteiros tem que decorar um por um, uma verdadeira obra de arte.
           A febre dos cupcakes está estampada em todos os lugares, shoppings, restaurantes, confeitarias, padarias, em receitas na internet e até kits que são vendidos para quem gosta de fazê-los, são conjuntos de livros de receitas especializadas nesses bolos, com formas variadas e instrumentos para decorar os bolos. Quem realmente se interessa em fazer e comer ou comercializar cupcakes pode encontrar na internet uma infinidade de receitas e cursos online.
           A cobertura desses adoráveis bolos é surpreendente, há sempre um caprichado e criativo jeito de cobri-los, são coloridos com confeitos de chocolate, geleia, enfeites fofos de pasta americana, o tradicional glacê coberto com calda quente de chocolate, existem ainda os cremes e as frutas que ajudam a embelezar esses doces que nos atraem só pela aparência.