Cobertura de Bolo









Dicas para fazer bolo

          fazendo%20boloMuitas pessoas reclamam que não conseguem fazer um bom bolo, isto leva em consideração a aparência e o gosto também. Para conseguir que uma receita de bolo dê certo é bom seguir algumas dicas simples, porém que se não forem seguidas, o resultado final pode ser insatisfatório.
          Em primeiro lugar as medidas dos ingredientes deve ser seguidas, se as proporções não são levadas em consideração a receita inteira pode dar errado. Há instrumentos que  podem ajudar na medição dos ingredientes como as jarras de medida e balanças. Mas se você não possui esses instrumentos de medida na sua cozinha pode contar com uma tabela especial para ajudar  na hora da dúvida, durante o preparo de um bolo ou qualquer outra receita que esteja executando. 

 



 

 


açúcar

Farinha de trigo

manteiga

Chocolate em pó

Líquidos

Amido de milho

Fermento em pó

1 xícara

160g

120g

200g

90g

240ml

150g

-----------

1 colher de sopa

10g

7,5g

12g

6g

15ml

9g

-----------

1 colher de chá

3,5g

2,5g

4g

2g

4ml

3g

10g



 
       Para o bolo ficar bem fofo é preciso seguir algumas regras que garantem essa condição, a primeira é pré-aquecer o forno a 180ºC, pois quando a massa estiver preparada ela será assada mais rapidamente ao ser colocada no forno já quente. O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado a massa, não use-o com data de validade vencida, pois ele não funcionará. Procure peneirar os ingredientes secos, como o açúcar, farinha de trigo e outros para que não embolem. As claras dos ovos devem ser batidas em neve até que fiquem consistentes e adicionadas a massa pronto bem devagar, esse método garante uma massa fofa. Depois de assado, retire o bolo do forno, mas cobra-o com um pano para que ele não murche.
        Para que o bolo não desande, nunca abra a porta do forno nos primeiros quinze minutos. Para verificar se ele está assado espere passar pelo menos vinte, e use um palito ou garfo para verificar se ele está assado no centro, se furar e vier seco é porque está pronto, se o meio do bolo estiver cru e for retirado do forno ele murcha e não presta depois. É recomendado usar os ingredientes na temperatura ambiente, não utilize o leite ou manteiga geladas, por exemplo.
         O fermento é um ingrediente importante, por isso deve está em boa condição, para saber se está bom coloque uma colher de fermento em um copo de água se borbulhar, é porque pode ser usado tranquilamente. Nunca guarde-o dentro da geladeira, o ideal é colocá-lo em local com temperatura ambiente e devidamente fechado, usá-lo dentro do prazo de validade é importante, assim como todos os demais ingredientes.
          Quem deseja rechear o bolo e não sabe com parti-lo ao meio para isso pode usar um pedaço de fio dental. Essa técnica é muito utilizada por quem costuma fazer bolos recheados, porém muitos usam linha e a vantagem do fio dental é que é mais higiênico. Deve-se pegar um bom comprimento de fio segurar bem firme cada ponta em uma mão e depois é só passá-lo pelo bolo, é rápido e muito eficiente. Feito isso, o passo seguinte é separar cada banda do bolo, colocar o recheio e depois juntar novamente.
          O ato de untar a assadeira é importante para o bolo não grudar no fundo da assadeira, mas tem algo mais fácil a ser feito, usar papel manteiga, o que facilita a retirada do bolo. Alguns especialistas no assunto recomendam não untar a lateral das assadeiras, pois isso causa rachaduras no bolo pelo fato da massa ficar grudada e ter que crescer durante o tempo que está assando.
         O importante ao fazer um bolo é seguir a receita, verificar se está bem cozido antes de tirá-lo do forno e cuidar para que não quebre ou murche. Um bolo bem feito leva sempre ingredientes de boa qualidade e quem faz deve ter paciência e não pular etapas para que o bolo não desande.