Cobertura de Bolo









Principais sabores de bolo
             O bolo de cenoura é, sem dúvida, um dos prediletos dos brasileiros, afinal é muito bom aquele bolo de massa fofinha com cobertura de chocolate acompanhado de café, chá ou suco natural. A popularidade dele vem de longe, desde dos tempos em que a mão-de-obra escrava  era permitida no Brasil. A culinária praticada pelas escravas nas casas onde serviam foi o principal influência da invenção desse sabor de bolo.
           Para cozinhar um bolo nessa época era muito difícil, as cenouras precisavam ser minuciosamente raladas, pois não havia máquinas que processassem os alimentos como os liquidificadores ou as batedeiras elétricas o fazem. Os ingredientes, além da cenoura,  eram basicamente óleo, açúcar, farinha de trigo e  fermento. Com os avanços técnicos ficou muito mais fácil fazer bolos, hoje podemos usar processadores que misturam rapidamente os ingredientes as assadeiras são mais leves e práticas o que contribui para melhor preparação dessas receitas.
            O bolo de cenoura hoje tem uma infinidade de receitas diferentes, muitos modos distintos de preparo, técnicas para ficar mais fofo, mais crocante, misturas de ingredientes como laranja, gengibre e outros. O tradicional, com certeza, é o que mais faz sucesso, crianças costumam gostar dessa receita e os adultos também o apreciam muito.
             bolo simples.jpg Outros sabores de  bolo muito conhecidos são os de laranja, limão e coco. São receitas adaptadas que usam as frutas muito comuns no Brasil e que por isso ficaram muio conhecidas de Norte a Sul do país. Assim como o bolo de cenoura esses são bolos simples, feitos para lanches casuais, mais para o dia-a-dia. Para esses bolos de frutas principalmente o de laranja, podem ser acompanhados por calda feita com a própria fruta e fica uma delícia.
                A adaptação de receita deu origem a um outro bolo bem brasileiro, o de mandioca. No Brasil colônia o acesso a ingredientes como como a farinha de trigo era muito difícil, a cultura indígena contribuiu para na substituição de ingredientes nos bolos de receita europeia, o uso da farinha de mandioca se deu por influencia dos índios brasileiros e suas receitas que até hoje são muito conhecidas. Ultimamente o uso dessa e outras farinhas são usadas em receitas para pessoas com doença celíacas.
               Recentemente o números de celíacos tem aumentado, eles tem intolerância ao glúten, presente na farinha de trigo, mas isso não quer dizer que eles não possam comer bolos que levam farinha na sua receita, para essas pessoas existem alternativas, a farinha de arroz. Essa alternativa garante que essas pessoas não sofrerão com os efeitos alérgicos que o glúten lhes causam. E para que elas não deixem de comer pães, bolos e tortas, por exemplo. Existem receitas feitas com essa farinha especial, o sabor dos alimentos não se modifica, o que garante que eles podem comer bolos  dos mais variados.
                Existem receitas bastante conhecidas, como o bolo de cenoura, laranja e coco com a farinha de arroz, amido de milho, de mandioca e fécula de batata. Não é complicado fazer nenhuma dessas receitas, pode-se fazer bolos de qualquer sabor, basta substituir a farinha de trigo, com glúten por outra que não causará problemas.