Torta Recheiro CamadasNão são só as coberturas de bolo que o complementam, os recheios também são muito importantes, um simples bolo ganha sofisticação e sabor, quando bem recheado. Como nas coberturas, existe uma infinidade de recheios que faz sucesso, o mais conhecido, com certeza, é de chantilly, mas há ainda o de ameixa, chocolate, coco e abacaxi que são muito populares.

O chantilly é uma emulsão de creme de leite, é formado ao bater esse ingrediente puro, mas pode-se combinar com diferentes essências para ganhar sabor diferenciado. O inventor desse complemento foi o cozinheiro do monarca Luiz XV, François Vatel, que o fez pensando em agradar o rei da França. Ele conseguiu esse resultado batendo leite com açúcar para enfeitar os doces que fazia para corte no Castelo de Chantilly. A receita agradou a corte francesa e se espalhou, até hoje é muito usada como recheio, mas utilizamos o creme de leite, que dá muita facilidade em relação a receita original.

Os bolos de aniversário são os mais complementados, geralmente para que fiquem mais gostosos os recheios são acrescentados, a massa é feita de forma mais simples para que o recheio e a cobertura se destaquem. Um dos recheios mais requisitados é o de ameixa, o bom é que a cobertura, nesse caso, pode ser uma mais neutra como glacê, por exemplo.

Receita de recheio de Ameixa

Ingredientes:

  • 200g de ameixa sem caroço
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Coloque as ameixas em uma panela e adicione água suficiente para cobrir as ameixas, leve ao fogo e mexa até que fique consistente. Quando chegar ao ponto, desligue o fogo e coloque o leite condensado e misturar bem. Depois é colocar no bolo.

Outro recheio muito popular é o de abacaxi, principalmente porque é uma opção para bolos de casamentos e aniversários que não deixam os bolos muito doces nem enjoativos porque é feito com fruta e tem a vantagem de ser muito simples de fazer.

Receita de recheio de abacaxi

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 colheres (de sopa) de amido de milho
  • Meça o leite na lata de leite condensado, 2 latas de leite
  • 3 gemas de ovo
  • 1 abacaxi grande grande picado (despreze o miolo)
  • ½ copo de açúcar

 Modo de preparo:

Misture o leite condensado, o amido de de milho e as gemas, antes de levar ao fogo dissolva bem o amido de milho. Mexa bem para não deixar empelotar ou grudar no fundo da panela e quando perceber que está bem consistente, como um mingau, desligue o fogo, deixe esfriar, coloque na geladeira e reserve.

Pegue o abacaxi picado ponha em uma panela com o açúcar e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos, mexendo sempre, depois de pronto deixe esfriar.

Pegue o creme na geladeira e bata no liquidificador com creme de leite. Misture com o doce de abacaxi e depois disso pode colocar no bolo.

O recheio de coco também é bastante usado em bolos para comemorações, é fácil de preparar é gostoso e combina com muitos sabores de bolo, como chocolate, baunilha, milho e outros.

Receita de recheio de coco

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 150g de coco ralado
  • 1 copo de leite

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, não deixe de mexer até que ferva, depois de mais cinco minutos após a fervura, apague o fogo e coloque o recheio no bolo antes de esfriar.

Esses recheios de bolo são os mais simples e populares, fazem muito sucesso em casamentos e aniversários.